Método de Análise e Solução de Problemas
Objetivo: Capacitar os participantes para identificarem problemas, utilizando a metodologia e as ferramentas básicas no processo de análise e solução de problemas e facilitar o processo de tomada de decisão aplicando a melhoria contínua nos processos.
Carga horária: 8 horas
Público alvo: Gestores, coordenadores e responsáveis por processos.
• Conceito de processo
• Controle de processos
• Problemas x Anomalias
• Reconhecendo anomalias na sua organização
• Gerenciamento da rotina x Gerenciamento da melhoria
• MASP e o PDCA – Conceitos e Objetivos
• As 4 Etapas do MASP
• Análise crítica do problema (Fluxogramas, Listas de verificação, Brainstorming, Gráficos, Matriz de decisão)
• Levantamento das causas (Brainstorming, Diagrama Espinha de Peixe, 5 Porquês, Estratificação, histograma, Pareto, Diagramas de Dispersão, técnicas de coleta de dados)
• Ações sobre as causas (Brainstorming, Matriz GUT, Plano de Ação – 5W2H)
• Verificação dos Resultados das Ações (Acompanhamento, Monitoramento, Medições, Indicadores)
• Aspectos humanos e comportamentais para sucesso do MASP;
• Fundamentos de padronização e melhoria contínua dos processos